Alfenas, no sul das Minas Gerais, é a cidade da vez nesta edição do City Tour. Com pouco mais de 80 mil habitantes fixos, acomoda ainda grande número de estudantes em várias universidades sediadas no município. 662c1h
HISTÓRIA
- Como cidade existe desde outubro de 1869. A princípio com o nome de Formosa de Alfenas, dois anos depois teve o nome simplificado para “Alfenas”.
- Seu nome deriva da família pioneira do local (Martins Alfena), quando aquelas terras ainda pertenciam à Freguesia de Cabo Verde.
A CIDADE
- Alfenas descansa numa espécie de “delta” no sul da Represa de Furnas, local de união entre as bacias do Rio São Thomé e do Rio Sapucaí, numa altitude média de 765 metros acima do nível do mar.
- Com área praticamente toda ondulada, sem excessos montanhosos, mantém uma zona urbana bem compacta, com vários arranha-céus de características modernas.
- Apesar de sua modernidade, a maioria de suas ruas são longas e estreitas, dificultando o trânsito principalmente nas horas do rush.
- O centro comercial é bem completo no geral e não se a aperto nem mesmo em termos de alimentação ou hospedagens.
- Ruas limpas e bem sinalizadas é outro ponto forte de Alfenas, não permitindo ao visitante se perder com facilidade.
ECONOMIA
- Sua economia principal está na agricultura, com cultura do arroz, alho, batata-inglesa, feijão, milho, cana-de-açúcar, mandioca, soja, café, tomate e frutas, cada uma delas com mais de 100 hectares de terras cultivadas.
- No entanto, é o café o principal produto agrícola da cidade, que é consumido internamente e exportado para outros municípios e estados do país.
- A pecuária também destaca por ser uma das atividades mais antigas do município, e conta com mais de 42 mil cabeças de gado para produção de leite e corte, além de outras criações.
- O setor industrial é um dos maiores do sul de Minas e o comércio varejista atende bem aos munícipes e a todos os municípios da região.
UNIVERSIDADES
- Universidade Federal de Alfenas- UNIFAL-MG
- Centro Universitário Internacional- UNINTER
- Universidade Norte do Paraná- UNOPAR
- Universidade Paulista- UNIP
IGREJA MATRIZ
- A Igreja é consagrada a São José e a Nossa Senhora das Dores.
- A construção inicial é datada de 1832, por Resolução de D. Pedro II, porém, tem-se que suas duas torres foram construídas apenas entre as décadas de 1950/1960.
- O terreno para sua construção foi doado pelos fundadores da cidade, a família Martins Alfenas.
- É um dos principais patrimônios históricos tombados da cidade e está sediada na Praça Getúlio Vargas, no centro de Alfenas.
NOSSA VIAGEM
Esta não foi nossa primeira vez em Alfenas e, com certeza, não será a última.
Uma das rotas principais para adentrarmos nas históricas Minas Gerais, tem sido para nós um local de pouso e refazimento nessas jornadas, como faziam os tropeiros no ado.
Há tantas histórias envolvendo-nos com essa cidade, que esta matéria não seria suficiente para relata-las, todas. Muitas boas lembranças na memória, outras amargas de se querer esquecer, resultado dos primeiros tempos laborando na advocacia.
De qualquer forma as boas sobressaem às más e Alfenas continua fazendo parte de nossas vidas, de nossas viagens, de nossos roteiros e de nossa alegria.
A cidade é cativante, principalmente por causa de seu povo amável e conversador. Rodar por suas ruas, quer sendo de moto, como na maioria de nossas viagens, ou mesmo de carro, tem lá suas dificuldades, pois são estreitas e com poucas vagas para estacionamento (no caso dos automóveis, é claro).
No entanto, a gentileza sempre fez presente e com o jeitinho mineiro, tudo volta para a normalidade.
Esta viagem, em particular, fizemos a bordo de nossa “pajerinho” 4×4 e não foi diferente. O objetivo principal foi de novo o Fórum local e, após resolvidas as pendengas jurídicas, aproveitamos para um delicioso almoço mineiro e seguimos nosso roteiro de sempre, rumo às belezas “das Gerais”, que você verá em breve em nosso canal.
Para mostrar um pouco mais do centro histórico de Alfenas fizemos este pequeno e despretensioso vídeo, de forma que o leitor amigo possa ter uma pequena impressão sobre como é rodar por lá.
RODANDO EM ALFENAS
COMO CHEGAR
- Os principais os para Alfenas podem ser obtidos pela BR-369, que corta o meio da cidade de alto a baixo, assim como pela BR-491, que corta o extremo sul do município no sentido leste/oeste.
- Para o visitante que partir de Belo Horizonte o percurso pode ser feito pela Fernão Dias, até logo depois da cidade de Perdões. O trecho terá cerca de 345 km.
- Para os oriundos de São Paulo, capital, o roteiro também segue pela Fernão Dias, até Pouso Alegre, seguindo então pela MG-179. Serão cerca de 320 km de rodovias.
- Se a origem da viagem for outra, a sugestão é um bom guia rodoviário.
EDITORIAL
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
PORTAL AVENTURAS é um veículo de comunicação de aventureiros e aventuras de todos os tipos, no ar,
no mar e na terra, abordando os assuntos com seriedade e profissionalismo.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: [email protected]
Whats app: (11) 9-9562-7935 E TAMBÉM