HISTÓRIA 1t6x4
O início de sua colonização atual se deu entre os anos de 1870 e 1880, com a chegada de uma leva de imigrantes alemães.
Antes de ser município independente, era distrito da cidade de Lajeado com o nome de “Neu Berlin da Forqueta” que, traduzindo, é Nova Berlin da Forqueta, já que a cidade é banhada pelo Rio Forqueta.
A alteração daquele nome para o atual se deu no ano de 1916, homenageando ao Conde de Porto Alegre, cujo nome era Manoel Marque de Souza.
Em meados do século 20 a indústria das pedras semipreciosas foi responsável pela economia local, porém, tal atividade, ainda que bem reduzida, permanece até os dias atuais.
A economia da cidade advém principalmente da criação de animais de corte e gado leiteiro, produzindo derivados do leite, conservas alimentícias e embutidos em geral, bem como de subprodutos da cana de açúcar, como o melado e a rapadura.
A CIDADE
Pequena, mas não acanhada, Marques de Souza é uma joia de cidade nas proximidades de grandes centros urbanos gaúchos.
Dá quase para se contar nos dedos a quantidade de suas ruas principais, mas a imponência dos edifícios destinados às moradias faz inveja a muitas cidades grandes, sem deixar de lado as muitas casinhas tipicas em madeira, que compõem a arquitetura urbana.
Bem organizada, com ruas largas, limpas e de fácil o, Marques de Souza conta hoje com pouco mais de cinco mil habitantes, distribuídos entre a sede do município e seus distritos Bela Vista do Fão e Tamanduá.
O ponto alto e orgulho dos marquesouzenses é o arranha-céu com mais de 12 andares, que pode ser visto de qualquer parte da cidade.
Como curiosidade, a praça central de Marques de Souza ostenta também uma imponente igreja, com torre voltada para o firmamento, sinos e o característico relógio, tudo em frente de gracioso jardim interiorano. Porém, ao contrário do que tradicionalmente se vê, trata-se de uma igreja Luterana.
Por sua vez, a tradicional Igreja da Matriz católica, que quase toda cidade ostenta em sua praça principal, estava sediada quase na beira da rodovia, sem ornamentos especiais ou praça que a guarnecesse.
Para nossa maior curiosidade, ainda, soubemos que essa Igreja Matriz, consagrada à Nossa Senhora das Graças, está atualmente de cara nova, com características ultra modernas, deixando no ado a foto que fizemos junto do templo em nossa ida à cidade.
RODANDO EM MARQUES DE SOUZA
TURISMO
Banhada pelos rios Forqueta e Fão, a Marques de Souza tem muita intimidade com o turismo de aventura e esportes radicais.
Paredões nas margens desses rios são ideais para prática de rapel e outras atividades do tipo, mas também há cascatas e lugares para canoagem, atraindo muitos aventureiros durante o ano todo.
As várias trilhas e picadas mato adentro aguçam a adrenalina de esportistas mais radicais, podendo ser encontrado por lá até duas rampas para voo livre de parapente.
E para aqueles que gostam de curtir um bom Camping, a região tem alguns deles exemplares que, além de fornecerem a infraestrutura necessária ao campista, estão sediados em verdadeiros paraísos naturais, tendo até direito a “praia fluvial”.
COMO CHEGAR
Para quem partir da capital gaúcha serão apenas 150 km de boas estradas, começando pela BR-448, até Canoas, e seguindo depois pela BR-386, até a cidade.
Porém, para quem pretender partir de outras localidades é melhor consultar um bom guia rodoviário, pois muitas são as estradas para se chegar em Marques de Souza.
Em nosso caso viemos de o fundo e, quase chegando na cidade, próximo da ponte onde ocorre a união entre os rios Fão e Forqueta, já víamos inúmeros quiosques vendendo produtos feitos com couro animal, rendas e cerâmicas rústicas.
Era bonito de se ver o colorido do artesanato dos dois lados da pista.
Se você já conhece a região, tem alguma crítica ou sugestão para fazer, envie-nos um comentário a respeito. Será muito útil para nós.
Todas as fotos da matéria podem ser vistas aqui CLIQUE AQUI
EDITORIAL
O Portal D Moto é um site especializado em mototurismo, com publicações semanais.
Jornalista responsável: Marcos Duarte – MTB 77539/SP
Contato: [email protected]
Whats app: (11) 9-9908-5656 E TAMBÉM